A Meditação tem um objetivo primordial: despertar em nós a consciência. Esse é o propósito último da meditação, fazer com que cada um de nós perceba que é o observador. Você não se confunde com as suas emoções, com o seu corpo, com as suas sensações, com as suas impressões. Você é a consciência que tudo registra, que tudo absorve e que assiste a experiência e transita e percorre a sua vida.
Despertar essa consciência é então a finalidade da medicação, porque a maioria das pessoas não sabe quem é, não se dá conta de que é um indivíduo único, especial, que não se confunde com as suas percepções, com as suas memórias, com seus pensamentos e com suas lembranças. É por isso que na meditação, buscando encontrar um grau elevado de concentração, de consciência e o estado de presença, que é quando todo o seu ser está naquele momento, naquele local, naquela atividade.
A meditação necessita de um elemento âncora. Cada vez que você muda o elemento âncora da meditação, você muda a técnica meditativa. Um dos elementos que podem ser utilizados como âncora na meditação é a atividade específica que você está desenvolvendo. Digamos que você vai lavar louça, no momento em que você abre a torneira, toca na bucha, pega a louça, você começa a se concentrar totalmente e exclusivamente naquela atividade.
Naquele momento em que sua concentração está direcionada para a atividade específica, você começa a caminhar em direção ao estado de presença. Sua memória, seus pensamentos, suas emoções, se concentram agora na atividade de lavar louça. E você começa a se dar conta de que além das suas mãos, além da água, do sabão, da louça, dos barulhos externos, além da sua memória, dos seus pensamentos, das emoções que chegam até você, há uma consciência observando aquela atividade. Essa consciência lúcida que não se confunde com a água, mas que também não se confunde com o pensamento. A consciência pura que é o seu eu profundo, observa e dirige aquela atividade.
Quando você atinge, através de muitas e muitas horas de prática, esse resultado, você começa a se concentrar em cada detalhe da atividade, você passa a sentir a água tocando suas mãos, você sempre o sabão, sente a louça, você começa a sentir todo seu ser concentrado naquele momento. É como se aquele momento congelasse, não houvesse nem o passado e nem o futuro, somente o presente.
Nesse ponto, a sua mente experimenta uma serenidade indescritível. Você começa a desempenhar a atividade de lavar louça como nunca antes. Você passa a perceber detalhes que você nunca percebeu, você começa a se observar lavando a louça e começa a enxergar tudo de uma perspectiva que você nunca enxergou. Porque sua mente estava agitada, você estava confuso, você prestava atenção em milhares de coisas ao mesmo tempo, mas não se concentrava em nenhuma delas. Você estava agitado. A agitação é como uma multidão de pedras que caem num lago, esse lago fica turvo e não consegue refletir a luz do sol, a luz das estrelas. A nossa mente é também um lago.
Quando o elemento âncora da meditação é uma atividade específica, você passa a desempenhar aquela atividade num grau de excelência que você nunca alcançou. Imagine que a atividade específica que você escolheu seja o dever de casa, de português e matemática, de física, para os jovens e crianças que estão estudando. Imagine que a atividade específica que você elegeu seja a sua caminhada diária ou o ato de dirigir até o seu trabalho e de voltar dirigindo. Não importa, você pode escolher qualquer atividade para meditar.
Qual a vantagem de ter uma atividade específica como elemento âncora da meditação? A vantagem é que você não precisa parar o que você está fazendo para encontrar um momento para meditar. A própria atividade que você terá que desenvolver, porque ela faz parte da sua rotina, porque você escolheu aquela atividade, passa ser um instrumento da sua meditação. A sua mente se asserena, a sua concentração se potencializa e você adquire consciência plena de você mesmo. Um estado total de presença e uma ótima execução.
É esse então o primeiro elemento âncora da meditação. Experimente correr, andar, fazer musculação, fazer o dever de casa, estudar para uma prova, experimente lavar louça, varrer a casa, dirigir até o serviço, fazer uma atividade rotineira meditando. Concentre-se em cada detalhe dessa atividade, com o tempo, depois de muitos dias, de muitas e muitas horas, você fará essa atividade de uma maneira que você nunca imaginou, você realizará essa atividade com um grau eficiência e eficácia que você nunca sonhou.